Monday, April 04, 2011

Eficiência Arrogante

Todo ser humano que se considere ser humano conhece algum outro possível ser humano arrogante. Não me refiro exclusivamente ao fato de que todo chefe pode ser arrogante, me refiro ao fato de todo mundo um dia se comportar assim. Claro que seria um erro meu dizer que esse comportamento acontece de maneira pensada, acredito que não aconteçam, mas se você que está lendo isso conseguir fazer isso, me corrija com o decorrer do texto. Também se não quiser ler, é problema único e exclusivo seu.

É muito fácil de conviver com um ser vivo arrogante. Acredito eu, que uma pessoa arrogante seja uma pessoa acomodada, que geralmente está acostumada a ter todos os seus pedidos e assim se colocarm no direito de achar que todos um dia podem fazer algo por elas. Então como "domar" uma pessoa assim? Nos meus tempos de inocente que não entendia de porra nenhuma nessa vida, ouvi dizer que um bom remédio pra arrogância era de fato você não atender aos seus desejos. Se a gente fizer raiva pra uma pessoa assim, ela vai sentir o sabor da contrariedade bem fácil, fazendo com que talvez ela lembre de suas origens. Não existe coisa pior do que pobre metido a merda, vú?! Não que o pobre não possa se gabar de algo, ele pode, mas se convencer de que ele é o melhor nisso é um erro.

Andei assistindo Dr. House hoje, e existe um outro tipo de pessoa arrogante, que no caso, é o perfil do personagem. House é um arrogante convicto. Convicto no sentido de que além dele ser chato, ele sabe que tá certo, e que acima de tudo, assume os riscos caso esteja errado. Primeiro ele, segundo ele e terceiro ele. O problema é que mesmo que ele não esteja certo, ele é teimoso o suficiente pra ir até o fim com a intúito de dizer em algum momento que a pessoa que estava certa na verdade estava errada. Poderia ser chamada de arrogância construtiva, mas é arrogância e pronto, sem mais definições. Aliás, definir bem alguém arrogante é uma tarefa um tanto complicada, porque eu defini um personagem, não alguém. Hugh Laurie é um excelente ator, e o mais importante, super simpático. Mas e aquela pessoa que está no quarto ao lado? Definir como chata é fácil demais, quero ver definir com profundidade, com clareza.

Arrogância é nada mais nada menos do que o simples fato de carência "casada" com o orgulho, fazendo com o que eles mais precisem é o fato de te ordenar "pegue aquilo pra mim" soe como "olhe pra mim, eu preciso ser notado". Ou então "eu posso ser o que eu quiser" soe como "eu te admiro e quero ser como você um dia". É simples fazer com que uma pessoa dita cuja arrogante pare e pense que talvez o método dela pedir isso não seja de uma forma agressiva, e sim passiva. Ser passivo é dificil, admito, mas ser agressivo não é preciso.

  • PS: Poster de divulgação da série Dr. House na Fox.

2 comments:

Keka Dias said...

"Arrogância é nada mais nada menos do que o simples fato de carência "casada" com o orgulho, fazendo com o que eles mais precisem é o fato de te ordenar "pegue aquilo pra mim" soe como "olhe pra mim, eu preciso ser notado". Ou então "eu posso ser o que eu quiser" soe como "eu te admiro e quero ser como você um dia". É simples fazer com que uma pessoa dita cuja arrogante pare e pense que talvez o método dela pedir isso não seja de uma forma agressiva, e sim passiva. Ser passivo é dificil, admito, mas ser agressivo não é preciso."


Caralho... nunca vi uma definição de arrogância tão foda quanto essa! Conheço alguém que vai curtir muito esse teu post.

viviane said...

conviver com pessoas arrogantes é bem difícil. é bem porae com tu pensas, pra mim a arrogância é falta de amor próprio.